Núcleo dos Vinhedos conclui 4ª edição do Projeto Cavalo Crioulo nas Escolas

20/09/2018

O projeto “Cavalo Crioulo nas Escolas”, desenvolvido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, concluiu sua 4ª edição em visita a Escola Municipal de Ensino Funundamental Engº Mansueto Serafini na ultima quarta-feira (19). Com o objetivo de levar a raça Crioula e o tradicionalismo gaúcho às escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino fundamental, o programa visitou 18 escolas este ano, atingindo aproximadamente 50 desde sua primeira edição.

No pátio da instituição, os estudantes participaram de palestra sobre o Cavalo Crioulo, sua história, origem, características e como se tornou um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Na sequência, os alunos tiveram contato com um Cavalo Crioulo e aprenderam sobre os utensílios e como encilhar o animal. Estiveram presentes ao evento integrantes do Núcleo incluindo seu presidente Adroaldo Alves de Macedo além de autoridades como a representante da 4ª Cordenadoria Regional de Educação Stela Lemos Paim Costa e a Secretaria Municipal de Educação Marina Matiello.

Para o vice-presidente do Núcleo, Grégor Pinheiro, o projeto possibilita conectar as crianças com o tradicionalismo, introduzindo o cavalo Crioulo como parte da cultura gaúcha. “É uma ação que mostra o lado lúdico, o lado cultural da nossa raça, que aproxima as lides do campo com o pessoal da cidade do meio urbano. Mostra que somos apaixonados pelo o que fazemos.”, destaca.

 

A origem do projeto

Ainda em 2015, o então presidente do Núcleo, Sebastião Teixeira Corrêa, sabendo que o cavalo Crioulo é um animal símbolo do Rio grande do Sul, sentiu a necessidade de unir a raça à questão cívica, cultural e tradicional que envolve a semana farroupilha. Aliado ao fato da semana farroupilha e as tradições gaúchas serem parte curricular do quarto e quinto ano escolar, o núcleo idealizou uma forma criativa de apresentar a raça Crioula para as crianças da rede pública de ensino.

 

O projeto que concluiu sua quarta edição, alcançou aproximadamente 2000 crianças em escolas dos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Ipê, levando a raça Crioula para encantar, quem sabe, uma futura geração de criadores. “O sentimento é maravilhoso. Para nós, é uma situação natural estar junto ao cavalo, estar presente a este animal tão bonito e tão dócil, mas as crianças nos surpreendem, muitas, eu diria a grande maioria, nunca tiveram oportunidade de ter contato com o cavalo.”, destaca Grégor.

(54) 9112.3703
Rua Nestor Moreira, 197 - N. Sra. de Lourdes - Caxias do sul - RS
Veja nossa localização >

Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail


Parceiro


Copyright © 2015 Núcleo dos Vinhedos. Todos os direitos reservados.